Citologia e Embriologia Tecnicas Citoquimicas e imunocitoquimica
CURSO DE BIOMEDICINA
ELOY RAUL DA COSTA RODRIGUES
Técnicas Citoquímicas e Imunocitoquímica
Belém - PA
Setembro/2015
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- CCBS
CURSO DE BIOMEDICINA
ELOY RAUL DA COSTA RODRIGUES
Técnicas Citoquímicas e Imunocitoquímica
Título do trabalho, apresentada à disciplina Citologia e Embriologia, ministrada pela Professora Valéria de Albuquerque Oliveira. Curso de Biomedicina da UNAMA.
Belém - PA
Setembro/2015
Citoquímica:
Diagnóstico raro de mieloma mielomonocítico
Objetivo:
Apresentar o raro diagnóstico da associação do mieloma múltiplo com a leucemia mielomonocítica aguda e demonstrar a importância da imunofenotipagem por citometria de fluxo na confirmação deste diagnóstico.
Materiais e Métodos:
Nos dois casos, o material de análise foi aspirado de medula óssea obtido conforme técnicas recomendadas. Foram realizadas análises morfológicas em lâminas coradas pelo método pancromático de Romanovsky.
As citoquímicas realizadas foram peroxidase (método de Washburn), sudan black (método de Sheehan e Storey), PAS (método de Tomasi), oil red (método de Lillie) e alfa-naftil acetato esterase (método de Yam et al.).
Resultados:
O caso 1 de mieloma mielomonocítico foi diagnosticado pela análise morfológica do aspirado de medula óssea, onde foram encontrados 90% de células volumosas, pleomórficas, com citoplasma basofílico intenso, sem grânulos, núcleo com cromatina pouco densa e um ou mais nucléolos evidentes. Não foram encontrados bastonetes de Auer (Figuras 1a e 1b).
A peroxidasse, o sudan black, o PAS e o oil red (Figura 2) foram negativos nas células blásticas, sendo que a alfanaftil acetato esterase apresentou-se positiva nestas células.
Figura 1a – Morfologia: caso 1
Figura 1b – Morfologia: caso 1
Conclusão:
O exame de imunofenotipagem por citometria de fluxo é uma