Cirque du Soleil
Módulo: 3
Fórum: Inovar para vencer
Título: Cirque du Soleil – Navegando por Oceano Azul, através de inovação estratégica Disciplina: Estratégia de Empresas - MB19 Turma: UCI21
Introdução
Em 1984, na cidade de Montreal, Canadá, artistas de rua se reuniram para criar um espetáculo, estava nascendo a maior companhia circense de todos os tempos o Cirque du Soleil.
Figura 1 – Logo do Cirque du Soleil
Desde então, com uma combinação única de artes os diretores, diretores artísticos, criadores de cenário, figurino, coreógrafos e artistas, têm oferecido aos espectadores apresentações completamente originais que deixam as platéias deslumbradas.
A companhia é reconhecida mundialmente, sendo um sucesso global e tornando-se modelo no estudo de estratégias de empresas. O Cirque du Soleil criou um “oceano azul” ao reinventar o circo, trazendo conceitos inovadores de teatro, cinema e dança.
Este trabalho tem como objetivo, através do estudo de caso da organização Cirque du
Soleil, analisar como a gestão estratégica em empresas pode promover a inovação, afim de propor nova curva de valor, ter aceitação no mercado e criar a estratégia de oceano azul. O tema será abordado através das óticas das cinco forças competitivas, estratégias competitivas e da cadeia de valor.
Cinco forças competitivas
Segundo Porter (1989), o grau de concorrência em uma indústria depende de cinco forças competitivas fundamentais: rivalidade entre concorrentes, ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos fornecedores e poder de barganha dos clientes.
1
Figura 2 – Cinco forças competitivas
Aborda-se, em seguida, como O Cirque du Soleil situa-se em relação à estas forças.
1. Rivalidade entre Concorrentes
Através de inovação, o Cirque du Soleil consegue agregar em suas apresentações diversos elementos que o tornam único em termos de produto final. A qualidade empregada e a harmonia entre danças,