Pedagogia
Segundo Adam Smith, a riqueza de uma nação vem do aumento da produtividade do trabalho, se coloca contra o pensamento fisiocrata e põe um fim as posições mercantilistas que diziam que a riqueza vem da terra e do comercio. Onde Smith mostra as vantagens da divisão do trabalho.
São três as causas responsáveis pelo aumento da produtividade em consequência da divisão do trabalho: O aumento da destreza do trabalhador. A economia de tempo de produção. A invensão da máquina que facilita e reduz o trabalho humano. (KUENZER, p.27)
Em 1826, James Mill fica registrado por suas contribuições ao nível de estudos dos tempos e movimentos, que propôs como forma de aumentar a produção.
Em 1832, Charles Babbage apresenta a teoria da gestão científica; especialização, divisão do trabalho entre outras.
Teylorismo, é um dos sistemas de organização industrial, onde Frederick Taylor traz um sistema de organização do trabalho, visando alcançar o máximo de produção e rendimento com o mínimo de tempo e de esforço. Controlando os movimentos das máquinas e dos trabalhadores procurando eliminar movimentos desnecessários e nocivos ao processo de produção, assim também cabendo ao operário apenas execuções segundo instruçoes superiores.
Assim, Teylor institucionalizava definitivamente a heterogestão como fundamento básico da organização capitalista do trabalho, tirando do trabalhador a possibilidade de pensá-lo, criá-lo, controlá-lo. (KUENZER, p.30)
Na verdade Fayol completa a obra de Taylor, justificando que; cada individuo possui uma capacidade próprias para exercer uma determinada função, o Fayolismo põe ênfase na estrutura, ressalta a questão da