Cirque du Soleil
Módulo: 3 Fórum – Estratégia de empresas
Título: A Inovação inspiradora do “Cirque Du Soleil”
Aluno: Caroline
Disciplina: Estratégia de empresas
Introdução
Inovação é um desafio que todas as empresas devem incorporar, independente do seu tamanho e segmento. Diante deste mercado competitivo que temos, é mais que uma questão de necessidade criar novos processos, produtos ou serviços para se manter vivo. É muito importante que as organizações tenham claramente qual é a sua missão e os seus objetivos. Com este alinhamento e o envolvimento da equipe, todos passam a compreender melhor sobre o negócio na forma prática e ter o espírito empreendedor e inovador que se espera.
Se analisarmos o “Cirque Du Soleil”, vemos que um grupo de artistas de rua, há 20 anos, começaram a idealizar e dar corpo para ações de objetivos comuns. Com um mix de magia, transformou o tradicional espetáculo circense com animações e números com animais, em uma respeitada e inovadora indústria de entretenimento. Isso se deu, pelo fato de ter uma atuante gestão inovadora, conduzido por músicas e coreografias talentosas, que “tiram” aplausos e sorrisos do mundo a cada nova apresentação.
Cinco forças competitivas
Provando ser uma organização bem estruturada, o “Cirque Du Soleil” tem o seu foco total no cliente. Este é o principal fator que garante um relacionamento saudável e estreito com quem realmente sustenta o seu negócio. O diferencial para ficar em evidência diante do público é exatamente este! Relacionar-se bem com os clientes é o principal norteador das estratégias corporativas.
É através deste bom relacionamento, que há condições de identificar a fundo quais são as suas reais necessidades, e a partir daí, personalizar o seu produto/ serviço para atender de forma assertiva e exclusiva, não dando brecha para que a concorrência ganhe espaço.
Definir os CMVs – clientes de maior valor e os CMPs – clientes de maior potencial, contribui para conhecer