Circuitos 1
FEELT – Faculdade de Engenharia Elétrica
Circuitos Elétricos
Prática 6 – Comportamento de Circuitos Transitórios de 1ª Ordem
Engenharia Elétrica
Uberlândia, 17 de fevereiro de 2014
Sumário:
Tópico Página
1. Parte Experimental 2
1.1 - Materiais utilizados 2
1.2 - Procedimentos experimentais 2
2. Simulação 4
3. Conclusão 5
4. Referências Bibliográficas 5
1 – Parte Experimental:
1 – Material Utilizado:
● Gerador de função
● Osciloscópio
● Indutor de 1 [H]
● Capacitor de 0,01 [μF]
● Resistência de 10 [kΩ]
● Fios e conexões
2 – Método Experimental:
Afim de verificar os efeitos da corrente e tensão em um circuito RC série em regime transitório, montou-se o circuito da figura 1. O gerador de função quadrada foi ajustado a uma tensão de 3V e a uma frequência de 1000hz, os valores da resistência e do capacitor são 10kΩ e 0.01µF:
Figura 1:
Para medir as tensões vr e vc utilizou-se o auxílio do osciloscópio o qual permite analisar as formas de onda e verficar a coerência com a Lei de Kirchoff das Tensões:
Já para verificar tais efeitos em um circuito RL série em regime transitório, manteve-se os valores acima especificados dos elementos em comum, entretanto o indutor posto no lugar do capacitor tem como valor 1H. Veja a figura 2.
Da mesma foram, para medir as tensões vr e vl utilizou-se o auxílio do osciloscópio e analisou-se de forma análoga ao circuito RC, a fim de, também, provar a coerência com a Lei de Kirchoff das Tensões:
Figura 2:
Calculou-se também em ambos os casos, as constantes de tempo τ. Foi feito isso de duas formas, numericamente e utilizando o auxílio dos gráficos.
Numericamente tem-se:
Circuito RC: Circuito RL: Então, para verificar a veracidade das expressões acima se contou com o auxílio do gráfico. Para isso teve-se que calcular o valor da tensão para t =