relatorio circuito 1
No estudo de circuitos elétricos, sempre que se faz necessário descobrir alguma tensão ou corrente em algum elemento de um circuito que apresenta duas ou mais fontes independentes, usa-se um método facilitador chamado teorema da superposição. Mais para que se faça possível a utilização desse método tem que ser garantida sua linearidade.
1.1 Linearidade
O Teorema da Superposição constitui-se em uma consequência da linearidade de alguns circuitos elétricos. Um circuito elétrico é dito linear se pode ser verificado o princípio da linearidade e da superposição. Quando a saída está linearmente relacionada (ou diretamente proporcional) a sua entrada também pode ser dito linear.
Princípio da linearidade determina que a fonte que alimenta o circuito é multiplicada por uma constante, todas as respostas forçadas nos diferentes elementos também serão multiplicadas pela mesma constante. A linearidade pode se dividir em homogeneidade e aditividade.
1.1.1 Homogeneidade Se a entrada (excitação) for multiplicada por uma constante, então a saída (resposta) deverá ser multiplicada por essa constante.
Eq. 01
(Multiplicando a entrada por uma constante k.)
1.1.2 Aditividade
A resposta para a soma entradas seja a soma das respostas a cada entrada aplicada separadamente.
e Eq. 02
Aplicando uma entrada (i1 + i 2)
Eq. 03
Logo o resistor é um elemento linear.
1.2 Superposição
Ao se deparar com casos nos quais apresentam várias fontes (duas ou mais fontes independentes), um dos métodos que ajuda a encontrar o valor da tensão ou da corrente em cada elemento desse circuito dito linear, é a superposição, que se caracteriza pela soma algébrica das tensões ou das correntes naquele elemento em virtude da atuação de cada uma das fontes independentes, para obter-se a ação individual de