Relatório Analise de Circuitos 1
Análise de Circuitos Elétricos
Engenharia Mecânica
Experiência nr. 1
“Lei de Ohm e Bipolos“
data: 19 / 08 / 2013
Introdução à matéria do respectivo experimento. Para esse experimento é necessario conhecer a Lei de Ohm. A corrente percorre o circuito elétrico seguindo algumas leis definidas. A lei básica do fluxo da corrente é a Lei de Ohm. Segundo a Lei de Ohm, a intensidade de uma corrente elétrica uniforme (I) é diretamente proporcional a diferença de potencial nos terminais de um circuito (V), e inversamente proporcional a resistência do circuito (R), ou seja, “V = R.I”, onde as unidades de medida são, respectivamente, Volts, Ohms e Ampères.
Deste modo, se a resistência de um elemento elétrico é constante, o gráfico V × I é uma reta que intercepta a origem e com inclinacão igual ao valor da resistência. Um resistor com essas características é dito ideal ou ôhmico. É essa propriedade que desejamos verificar nesse experimento, aplicando diferentes tensões e correntes a um resistor e verificando o comportamento do gráfico V × I .
O conhecimento básico sobre o manuseio e instalação de multimetros e amperimetros tambem é necessario pois deve-se lembrar que voltimetros devem ser instalados em paralelo devido a sua resistencia tender ao infinito e que amperimetros devem ser instalados em serie, já que sua resistencia tende a zero.
Objetivos do respectivo experimento.
Obter tensões e correntes em um circuito eletrico com associação em série de resistores, a fim de verficar a Lei de Ohm, e também caracterizar a fonte de tensão (bipolo).
Descrição detalhada da Parte Experimental (procedimento).
1a) No primeiro procedimento, foi montado no proto-board o circuito da fig.1 com os resistores R1(1kΩ) e R2(1,5kΩ) associados em série e ligados à uma fonte de tensão variável com tensão fixada em 2,0V.
1b) Após a montagem, foram medidas as tensões dos elementos R1 e R2 respectivamente, utilizando-se o voltímetro associado em