Consumo, Mídia e Meio Ambiente
O vídeo não somente fala para consumirmos menos, mas sobre perceber o impacto em uma economia que valoriza um indivíduo pelo poder de compra e a capacidade de dar continuidade a esse sistema linear. Somos diariamente encorajados a comprar mais e mais e jogar fora bens que ainda teriam utilidade para abrir espaço para poder comprar. É um ciclo vicioso.
A sociedade está constantemente extraindo recursos do planeta para atender a demanda de produção e o marketing e mídia nos bombardeia incessantemente com mensagens e propagandas de novos produtos, sempre fazendo questão de apontar o quanto nossos atuais bens estão ultrapassados. Trágico é perceber que esse sistema atual não é sustentável. Não podemos simplesmente extrair e extrair acreditando que as reservas naturais do planeta darão conta da demanda. Nenhuma das grandes corporações vai afrouxar o controle que tentam exercer sobre nossa vida econômica, mas sim nos estimular a trabalhar mais para comprar mais.
Quem nunca se deparou com uma situação onde era mais caro consertar um bem ao invés de comprar um novo? O motivo pelos preços dos produtos estarem tão baratos é a tão falada externalização dos custos, gastos que um empreendedor teria, mas que de alguma forma acaba passando para outro (despejo de resíduos, etc). O custo das mercadorias que compramos não inclui o custo dos danos ao meio ambiente antes, durante e depois de sua produção.
De qualquer forma é fácil falar “Vamos trabalhar menos e consumir menos”, mas raramente temos essa escolha. No mundo de hoje é preciso “chegar à frente” quando o assunto é profissão. Precisamos de dedicação e tempo para corresponder ao que nos é requisitado. Recusar trabalho ou estar satisfeito com um emprego de meio turno