Consumo consciente entre os jovens
Christovam Reis dos Santos Filho1
RESUMO: O estudo de temas relacionados a questões ambientais e sociais têm sido crescente em nossos dias, conforme demonstram diversos autores. Seguindo esta tendência, muitos estudos acerca deste tema têm demonstrado a preocupação entre consumo e meio ambiente. O presente artigo tem como objetivo investigar o consumo consciente entre jovens, identificando se há a percepção e compreensão sobre consumo consciente, levantando questionamentos para saber o modo que eles se vêem como consumidores e participantes da modificação do meio ambiente.
Para a consecução de tais objetivos realizou-se uma pesquisa quantitativa através da aplicação de questionários e palestras a 123 jovens entre 14 e 21 anos, nos meses de outubro e novembro de 2011, numa escola de Ensino Médio de Fortaleza, no Ceará. As respostas foram tabuladas e organizadas numa planilha em Excel, onde foi possível analisar o cruzamento de variáveis. Os resultados mostram que, apesar de olhar para o meio ambiente com a vontade de colaborarem, eles não compreendem o que é consumo consciente e não se como participantes nos impactos ambientais promovidos pelo consumo, que é difundido pela mídia de massa. Palavras-chave: Responsabilidade comportamento jovem.
sócio-ambiental,
consumo
consciente,
1 INTRODUÇÃO
A sociedade está inserida num sistema de produção linear, cujos recursos materiais, em sua maioria, são finitos. Nesse processo, os jovens estão cada vez mais cedo consumindo mercadorias dos mais variados tipos sem ter uma preocupação com a origem, processo de fabricação e mercantilização desses produtos. Esta forma de consumir que os jovens são motivados leva a um aumento na produção de produtos bem como sua melhora tecnológica. Mas para esses produtos serem fabricados eles precisam passar por um amplo processo de extração, beneficiamento e transformação, além de serem transportados e