Relatório 1 Circuitos Eletronicos 1
EXPERIMENTO 1: Equipamentos de Bancada
Alunos: Fernando Rodrigues Malafaia Matrícula: 10/0049781 Lucas Santos Moura 10/0034764
Professor: Adson Ferreira da Rocha Semestre/Ano: 2º/2013
Faculdade UnB Gama, 25 de Setembro de 2013.
Objetivos
O objetivo é desenvolver habilidades de manipulação dos equipamentos da bancada, produzindo diversos tipos de sinais, gerando ondas e as medindo, desenvolvendo funções matemáticas do osciloscópio, espectro de freqüência de uma forma de onda e estimar o erro da medida.
Materiais Utilizados
- 1 Fonte de alimentação modelo MPL-1303 da Minipa;
- 1 Gerador de funções modelo GV-2002 da ICEL;
- 1 Osciloscópio modelo 2530 da BK Precision;
- 1 Multímetro
- Cabos e conectores
Fundamentação Teórica
- Gerador de Funções
Um gerador de funções fornece um sinal de tensão AC de freqüência e amplitude ajustáveis. A freqüência do sinal também pode ser ajustada, de hertz a megahertz e a amplitude do sinal pode ser ajustada de milivolts a volts. O sinal é tipicamente uma forma de onda senoidal, quadrada ou triangular.
- Osciloscópio
O osciloscópio fornece uma representação visual de qualquer forma de onda aplicada aos seus terminais de entrada (canais). Um tubo de raios catódicos, semelhante a um tubo de televisão, fornece uma tela de visualização mostrando a forma do sinal aplicado à face do tubo, deixando uma amostra do sinal que é aplicado aos seus canais.
Um osciloscópio ideal deveria apresentar uma resistência de entrada infinita, entretanto, devido às características do seu circuito de entrada, na maioria das vezes esta resistência de entrada está longe desta condição ideal.
Experimentação
3.1 – Geração e medição de ondas
1º - Onda senoidal com amplitude 200 e freqüência 2.00854 KHz
Figura 1 - Onda Senoidal
2º - Onda senoidal quadrada com freqüência de 1.78607 KHz e