Circuitos retificadores ensaio
Prof. Fábio Sapucaia
Experiência 2
Circuitos Retificadores
Página 1 de 14
Circuitos Eletrônicos I - Laboratório
Prof. Fábio Sapucaia
1. Objetivos
Após completar estas atividades de laboratório, você será capaz de:
1. Verificar o funcionamento dos circuitos retificadores de meia onda e onda completa, tendo como gerador um transformador.
2. Medir as tensões de barreira de potencial dos diodos utilizados.
3. Medir a tensão reversa máxima que ocorre sobre o diodo inversamente polarizado e comparar com o valor teórico esperado.
4. Verificar o funcionamento de um filtro capacitivo e medir a ondulação de saída de uma fonte (ripple).
5. Observar o efeito da variação da corrente de carga sobre um circuito retificador com filtro capacitivo, sem regulador de tensão.
2. Introdução Teórica
Os retificadores de meia onda são os circuitos mais simples capazes de converter tensão e corrente alternadas em tensão e corrente contínuas; entretanto, as tensões geradas por estes circuitos são do tipo pulsadas, devendo, na maioria dos casos, serem filtradas para posterior utilização nos circuitos eletrônicos para polarização de componentes bipolares. O sinal alternado de entrada do retificador pode ser obtido de um gerador de sinais ou de um transformador, que reduz ou aumenta a tensão disponível na rede. A tensão de saída do retificador pode ser filtrada por um capacitor colocado em paralelo com a carga, que é conhecido como filtro capacitivo. A ondulação observada sobre o nível DC após a filtragem é conhecida como ripple e depende da freqüência da entrada, do valor da capacitância e da corrente solicitada pela carga. Os retificadores de onda completa são circuitos capazes de converter tensão e corrente alternadas em tensão e corrente contínuas de maneira mais eficiente que os retificadores de meia onda, por fornecerem uma tensão pulsada na saída com o dobro da freqüência do sinal de entrada, o que melhora as