Relatorio Circuitos Eletricos 1
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Nome: Lucas Rocco Silva RA: B80gda-1
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
EXPERIMENTO 02 – TESTE DA LEI DE OHM
BAURU – SP
2015
INTRODUÇÃO HISTORICA: GEORG SIMON OHM
No dia 16 de março de 1787, nasceu em Erlangen, na Bavária (Alemanha), Georg Simon Ohm, físico e matemático que muito contribuiu com a física, principalmente para a eletrodinâmica, onde estabeleceu a lei batizada com seu nome.
Estudante da Universidade de Erlangen, obteve seu doutorado em 1811 com a apresentação de sua dissertação sobre luz e cores
Ohm iniciou sua carreira como professor de matemática no Colégio dos Jesuítas, na cidade de Colônia, em 1825.
Sua intenção era de se tornar professor universitário, então continuou com seus trabalhos e pesquisas, dedicando-se à eletricidade.
Experimentando diferentes espessuras e comprimentos de fios, acabou descobrindo relações matemáticas extremamente simples envolvendo essas dimensões e as grandezas elétricas. Inicialmente, verificou que a intensidade da corrente era diretamente proporcional à área da seção do fio e inversamente proporcional a seu comprimento. Com isso, Ohm pôde definir um novo conceito: o de resistência elétrica.
Em 1827, Ohm conseguiu formular um enunciado que envolvia, além dessas grandezas, a diferença de potencial: "A intensidade da corrente elétrica que percorre um condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial e inversamente proporcional à resistência do circuito". Tal enunciado é até hoje conhecido como Lei de Ohm. Tais relações haviam também sido apontadas, meio século antes, pelo inglês Cavendish, que, no entanto, não as divulgou.
Embora estes estudos tenham sido uma colaboração importante na teoria dos circuitos elétricos e suas aplicações, o cargo universitário almejado por Ohm lhe foi negado. Suas conclusões receberam críticas negativas, em parte porque ele tentou explicar