TRABALHO DE SOCIOLOGIA
O processo de transformação social estimulado pelo avanço da ciência, da racionalidade e da tecnologia favoreceu também a mecanização da agricultura, o que acelerou o êxodo rural. Todas as transformações radicais colocavam a sociedade em estado de atenção.
O positivismo foi o primeiro a definir precisamente o objeto, estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação e a definir especificidade do estudo científico da sociedade. Ele também reconhecia que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferiram quanto à sua essência: os primeiros diziam respeito a acontecimentos exteriores aos homens e também a questões humanas.
Seu principal representante foi o pensador francês Auguste Comte, que antes de criar a "sociologia", chamou-a de "filosofia social".
A filosofia social positiva se inspirava em procurar identificar a vida social as mesmas relações e princípios com os quais os cientistas explicavam a vida natural.
Procedimentos na natureza científica, análises sociológicas e metodologia de pesquisa, só foram introduzidos por Émile Durkheim.
7- O Darwinismo social
O darwinismo social buscava explicar a transformação das sociedades, a revolução tecnológica e a industrialização e justificar as diferenças entre as culturas e as relações interétnicas e internacionais. Proposto por Charles Darwin.
No século XIX, o capitalismo buscava ultrapassar os limites do continente europeu. O colonialismo foi a saída para sua expansão. Para isso, povos foram dizimados, culturas originais foram reprimidas e o capitalismo espalhou-se pelo mundo.
Nas colônias, os europeus tiveram que organiza-las sob os princípios que reagiam o capitalismo.
A conquista europeia revestiu-se de uma aparência que ocultava a violência da ação colonizadora. Era a