A Questão Curda
Batalhas, genocídios, grupos terroristas e uma luta constante pela independência são parte da história desta etnia, que tem 27 milhões de despatriados
O conflito ao norte do iraque e grande parte da Turquia, na qual, este povo sofre com a represália destes dois governos e onde desencadeia desentendimentos entre Turquia e o Iraque pelo avanço das tropas turcas em territorio iraquiano.
Em 1988 as Forças Armadas do Iraque usam armas quimicas proibidas por convenção internacional - contra a aldeia curda de Halabja, matando 5 mil curdos.
O Curdistão é uma região habitada por população de etnia curda, cuja area está localizada dentro dos territorios da Turquia, do Irã e do Iraque. É considerada a maior nação sem territorio do mundo. A população curda é reprimida sobretudo no Iraque e na Turquia.
Em decorrência desse fato, o Iraque sofreu uma grande pressão internacional para instituir um projeto de autonomia parcial para os curdos, então foi criada uma zona de segurança localizada na região norte do país, onde se concentra grande parte dessa etnia. A luta desse povo parece estar longe de obter uma solução satisfatória, tendo em vista que nenhum país quer abrir mão de parte de seus respectivos territórios para ser repassada a essa nação que vive subordinada.
Durante os primeiros anos do regime imposto pelo partido Baath, que assumiu o poder no Iraque em 1968, os curdos viveram em relativa paz. O cenário mudou radicalmente a partir de 1971, quando começaram a entrar em vigor as primeiras medidas de uma campanha anticurda, oficializada em 1986 sob o nome de Anfal, no governo de Saddam Hussein, e que só terminou em 1989. O objetivo era eliminar as aspirações de criar uma nação independente ou mesmo de se organizar como uma etnia de cultura e linguagem próprias. As formas de repressão começavam com a expulsão dos curdos que viviam próximos às fronteiras iraquianas com as da Turquia e do Irã. A prisão com base em acusações de