Índia x paquistão / povo curdo
Relações entre Índia e Paquistão
As relações entre Índia e Paquistão têm sido prejudicadas por uma série de questões históricas e políticas, e são definidas pela violenta partição da Índia Britânica em 1947, a disputa na Caxemira e os numerosos conflitos militares travados entre as duas nações. Após a dissolução da Índia Britânica em 1947, duas novas nações soberanas foram formadas, a Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, de maioria muçulmana.
Desde sua independência, os dois países já travaram três guerras, uma guerra não declarada e estiveram envolvidos em vários conflitos armados e impasses militares. O controle sobre a região da Caxemira foi causa de duas de suas três guerras.
-------------------------------------------------
Fronteira Índia-Paquistão
A fronteira entre Índia e Paquistão é a linha que limita os territórios da Índia e do Paquistão, estabelecida em 1947, após a dissolução da Índia Britânica. As relações entre os dois estados são muito tensas e a passagem na fronteira de pessoas e bens é estritamente limitada. A principal fonte desta discórdia relaciona-se com a questão de Caxemira: nesta região, não há consenso sobre o traçado da linha de fronteira.
-------------------------------------------------
Caxemira
Situada ao norte dos dois países, na cordilheira do Himalaia – e ainda na fronteira com a China –, a Caxemira é uma porção montanhosa de terra de 200.000 quilômetros quadrados, menor do que o Estado de Rondônia. Vivem ali pouco mais de 7 milhões de pessoas, dois terços de muçulmanos. Atualmente, dois terços do território estão sob domínio indiano e o restante sob controle do Paquistão e da China.
O Paquistão reivindica o controle total da Caxemira sob o argumento de que lá vive uma população de maioria islâmica, a mesma de seu país. Já a Índia tem uma população majoritariamente hindu.
-------------------------------------------------
Guerras Indo-Paquistanesas * A Guerra