Conflitos Mundiais na Asia
Alunos: Stéphane Cabral
Professora: Denise
Disciplina: Geografia
Conflitos Atuais Mundiais na Ásia
Goiânia: Setembro de 2013.
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre os conflitos mundiais na Ásia gostaria de destacar alguns Pontos positivos tais como, a Professora proporcionar este tipo de trabalho e o conhecimento que este trabalho irá proporcionar para todos que ler ele.
Conflitos Atuais Mundiais Na Ásia
Por ser um continente que apresenta grandes diversidades econômicas, políticas, religiosas, étnicas e sociais, a Geopolítica da Ásia torna-se um campo propício à eclosão de conflitos de toda espécie.
As principais zonas conturbadas são: Oriente Médio: Esta região tem sido palco de sangrentos conflitos que se arrastam há anos, sem aparente solução imediata: A conquista do Sinai por Israel , em 1943 , foi uma grande perda para os árabes. Essa solução não foi aceita pela comunidade árabe em geral, e desde então a região tornou-se palco de sucessivas guerras, 6destacadamente em 1948, 1956, 1967 e 1973; nas três primeiras ocasiões, Israel foi vencedor e ampliou seu território; após a última, houve uma trégua e, num acordo assinado em 1979, Israel devolveu ao Egito a Península do Sinai. Em 1975, a partir de um atentado cristão contra palestinos e muçulmanos, desencadeou-se a guerra que se estende até hoje: o território norte do país encontra-se ocupado pela Síria, que apoia os muçulmanos, e o sul, por Israel, que apoia os cristãos. No Tadjiquistão as tensões levam à guerra civil, iniciada em 1992, entre o novo regime comunista e os grupos islâmicos que reclamam a implantação de um Estado teocrático. Nos anos 70, os sikhs do Estado de Punjab começam uma campanha terrorista pela criação de seu próprio país, o Calistão. O Paquistão, país muçulmano, apoia os guerrilheiros separatistas da Caxemira indiana e já entrou em guerra com a Índia