trabalho de geografia
-Mao tinha marcado distâncias com o comunismo soviético, desenvolvendo uma ideologia comunista própria, baseada mais nos camponeses do que nos operários urbanos, contra a ortodoxia ideológica soviética.
CONSEQUENCIAS: -A estas desavenças ideológicas unir-se-iam outras de tipo nacionalista. Embora no Tratado de Amizade, Aliança e Assistência Mútua assinado em 14 de Fevereiro de 1950, a República Popular tinha aceite reconhecer a independência da Mongólia Exterior, antigo território chinês, os dirigentes chineses tentariam reabrir a questão depois da morte de Stalin. Também se colocaram outras reivindicações territoriais chinesas ao longo da fronteira entre os dois países. Khrushchov recusou logo as pretensões chinesas de rever a fronteira sino-soviética. Estas disputas territoriais alcançariam o seu momento de tensão máxima no incidente da ilha de Zhenbao ("Damanski" em russo) no rio Ussuri, onde houve uma batalha entre tropas chinesas e soviéticas pelo controlo do ilhéu. Este confronto armado iria ser o ponto mais baixo nas relações entre os dois países, e chegou-se a temer a possibilidade de uma grande guerra entre as duas potências comunistas.(FOI O MAXIMO QUE EU CONSEGUI REDUZIR TUDO ISSO É IMPORTANTE MAS SE NAO COUBER TIRA UM POUCO.)
COLAPSO DA URSS- ANO: final dos anos 80. PERIODO: Guerra Fria
CAUSAS:- a discussão teórica sobre as reais causas do colapso foi marcado por pretensões ideológicas de um ou outro sinal, isto é, tanto os analistas marxistas como liberais.
-mau estado das telecomunicações e tecnologias de processamento de informação na URSS.
-insatisfação com o sistema socialista aplicado no país.
CONSEQUENCIAS: -Boris Yeltsin organizou o demasntelamento da antiga Uniao Sovietica e o surgimento da CEI( comunidade dos estados