Pisicologia
Um ponto principal e importante da teoria de Carl Rogers é o pressuposto de que as pessoas usam sua experiência para se definir. Em seu principal trabalho teórico de 1959, Rogers define uma série de conceitos a partir dos quais delineiam teorias da personalidade e modelos de terapia, mudanças da personalidade e relações interpessoais. Os construtos básicos aqui apresentados estabelecem uma estrutura através da qual as pessoas podem construir e modificar suas opiniões a respeito de si mesmas.
Veja um exemplo que aborda algumas de suas teorias:
‘‘ Em uma escola de periferia no Rio de Janeiro existe uma turma do 3º ano do ensino médio que apresenta vários problemas. É uma turma bastante agressiva, barulhenta e a maioria dos professores se recusam a dar aula para eles argumentando que não tem mais jeito, principalmente o Leandro, um adolescente de 16 anos que não tinha amigos, notas abaixo da média sendo o mais agressivo de todos.
A turma está sem professor de Filosofia desde o inicio do ano letivo, justamente por ser uma turma bastante complicada. Todos os professores que eram contratados encontravam grandes dificuldades de lecionar nessa turma e acabavam saindo, até que no meio de maio uma professora chamada Julia é contratada e aceita ficar com essa turma mesmo sabendo de todos esses problemas que ela irá enfrentar.
Grandes mudanças acontecerem e Júlia continuou com essa turma mesmo com todas as dificuldades que eles apresentavam. Certo dia Júlia pediu que fizessem um trabalho em grupo sobre a vida na periferia abordando a violência vivida pelos adolescentes. Leandro ficou indignado com a atitude da professora, pois nenhum professor havia ficado muito tempo e muito menos conseguiram passar algum trabalho desta matéria.
Ele começou a quebrar algumas carteiras, ofendeu a professora e disse que não faria aquele trabalho e que ela não ficaria mais, ali, naquela turma por mais tempo.
Julia ficou