Pisicologia
* Preparação Educacional e Vocacional
A escola constitui uma experiência organizadora fundamental na vida da maioria dos adolescentes. Ela oferece oportunidades para obter informação, aprender novas habilidades e aperfeiçoar as antigas; participar de atividades esportivas, artísticas e outras; explorar opções vocacionais; e fazer amigos.
Alguns adolescentes vivenciam a escola não como uma oportunidade, mas como um obstáculo no caminho para a vida adulta.
* Influências na Motivação e no Desempenho
Estudantes que se saem bem nos estudos tendem a permanecer na escola. Fatores como a criação dada pelos pais, condição socioeconômica e qualidade do ambiente doméstico influenciam no desempenho escolar do adolescente. Outros fatores incluem: gênero, etnia, influência dos colegas, qualidade da escolaridade e a crença do estudante em si mesmo.
* Crenças de Auto-eficácia: estudantes com auto-eficácia alta acreditam que podem aprender a fazer as coisas a regular sua própria aprendizagem- têm maior probabilidade de ter sucesso na escola. * Se os pais quiserem que os filhos se saiam bem na escola, devem providenciar para que tenham experiências de aprendizagem que fortaleçam a crença na capacidade de ser bem-sucedido.
* Estilos de Educação, Etnia e Influência dos Colegas
Benefícios da educação assertiva afetam também o desempenho escolar.
-Pais assertivos insistem para que os filhos vejam os dois lados de uma questão, aceitam de bom grado sua participação nas decisões da família e admitem que as crianças as vezes sabem mais que os pais. Esses pais estabelecem um equilíbrio entre ser exigente e ser responsivo. Seus filhos recebem elogios e privilégios quando tiram notas boas; notas ruins trazem incentivos para que se esforcem mais e também ofertas de ajuda.
- Pais autoritários, ao contrário, dizem aos adolescentes para não discutirem ou questionarem os adultos e que eles “entenderão aquilo quando crescerem”. Notas boas