Talibã, Sunitas vesus Xiitas e Questão Curda
795 palavras
4 páginas
O QUE É O TALIBÃ?É um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. O Talibã é provincial, age apenas na sua região e não tem nada a ver com os ataques a países do ocidente.
A característica principal do grupo é ter uma interpretação muito rígida dos textos islâmicos, incluindo proibição à cultura ocidental. O regime é considerado um dos mais radicais e primitivos da história, principalmente em relação às mulheres.
Tem origem nas tribos que vivem na fronteira entre esses dois países e se formou em 1994; Apesar de islâmico, esse governo era considerado muito liberal, deixando descontentes os muçulmanos mais extremistas. Seus membros mais influentes, incluindo seu líder, Mohamed Omar, eram simplesmente alunos e universitários em suas vilas natais. O movimento desenvolveu-se entre membros da etnia pachtun, porém também incluía muitos voluntários não afegãos do mundo árabe, assim como de países da Eurásia e da Ásia.
A milícia invadiu a capital Cabul e tomou o poder, governando o país de 1996 até a invasão americana, em 2001. Apesar de ter sido destituído do governo formal, o grupo continuou sendo influente. Hoje, o objetivo do Talibã no Afeganistão é recuperar seu território e expulsar os invasores dos Estados Unidos e da OTAN.
Para tentar desestabilizar o inimigo, o grupo utiliza táticas de guerrilha e ataques de homem-bomba.
OBS.: Uma hipótese é que o dinheiro para financiar as ações venha de tributos cobrados dos plantadores de ópio.
PROIBIÇÕES PARA MULHERES: Submete a mulher a tratamentos desumanos. Em sua aplicação radical do código de leis do islã, a mulher é excessivamente marginalizada, causando grande indignação ao redor do mundo.
1. Total proibição do trabalho feminino fora de casa.
2. Proibição de qualquer atividade feminina fora de casa se não estiver acompanhada por um parente próximo, como pai, irmão ou marido.
3. São impedidas de fazer compras com comerciantes homens.
4. Não podem ser tratadas por médicos homens.
5.