Cinética
Cinética é um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e, também os fatores que a influenciam.
Durante o dia-a-dia, nos envolvemos com a cinética química em vários momentos como, por exemplo, quando guardamos alimentos na geladeira com o objetivo de que não estrague, retardar a decomposição do mesmo, quando estamos cozinhando algo, o aumento da temperatura faz com que o cozimento do alimento seja mais rápido.
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como: temperatura, pressão, catalisador, inibidor, concentração, pH, superfície de contato, estado físico dos reagentes, energiaelétrica e luz.
Quanto maior a temperatura, maior a energia cinética das moléculas, maior a probabilidade de choques, maior a velocidade.
Quanto maior a pressão, menos o volume, meios a probabilidade de choques, maior a velocidade da reação. O estudo da pressão só deve ter sua devida importância quando tem-se gases envolvidos na reação.
Os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem sofrerem alteração permanente, isto é, durante a reação eles não são consumidos. Os catalisadores permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rapidamente. É importante lembrar que um catalisador acelera a reação, mas não aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, mas num período de menor tempo.
O inibidor é o oposto do catalisador, diminuem a velocidade da reaçãoo pois aumenta a energia de ativação.
Quanto maior a concentração dos reagentes, maior o número de partículas por unidade de volume, maior a probabilidade de choques e maior a velocidade da reação.
Um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da