Cinética
A Cinética química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. Com isto, podemos observar os fatores que podem acelerar, retardar ou modificar os componentes, todos eles fazem de cada processo único.
Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo.
A + B C + D
Reagentes Produtos
UTILIDADES
Com o bom entendimento da cinética química, podemos usá-la para analisar o tempo necessário para se obter determinado produto. Por sua vez, acaba sendo um fator que gera grandes rendimentos para indústrias para se obter uma grande quantidade de produtos com grandes rendimentos.
Então a partir desse quesito é possível, deslocando o equilíbrio de uma reação química ou adicionando catalisadores, obter grandes quantidades de determinado produto com grandes rendimentos.
ACELERAMENTO
Concentração de reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Para que aconteça uma reação entre duas ou mais substâncias é necessário que as moléculas se choquem, de modo que haja quebra das ligações com consequente formação de outras novas. O número de colisões irá depender das concentrações de A e B. Veja a figura:
Moléculas se colidem com maior frequência se aumentarmos o número de moléculas reagentes.
É fácil perceber que devido a uma maior concentração haverá aumento das colisões entre as moléculas.
Superfície de contato: Um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido de sonrisal triturado e ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse