Cinética
O estudo de reações químicas se relaciona com diversos fatores, não sendo somente a formação de novas substâncias. Um dos fatores que tem grande importância para esse estudo é saber com que rapidez as reações acontecem. Assim, a parte da química que estuda este fator é chamada de cinética química, e tem como objetivo principal o estudo das velocidades das reações químicas.
Para medir a velocidade de uma reação é necessário analisar alguns fatores que podem influenciar na velocidade como: o estado físico dos reagentes, as concentrações dos reagentes, a temperatura na qual a reação ocorre e a presença de um catalisador.
A maioria das reações químicas acontece mais rapidamente se a concentração de um ou mais dos reagentes é aumentada. Quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Para que aconteça uma reação entre duas ou mais substâncias, é necessário que as moléculas se choquem, de modo que haja quebra das ligações e consequentemente formação de outras novas. O número de colisões entre as moléculas irá depender das concentrações em que os reagentes se encontram.
A temperatura na qual a reação ocorre também pode influenciar na velocidade da reação, pois, o aumento da temperatura faz com que as energias cinéticas das moléculas aumentem. À proporção que as moléculas movem-se mais velozmente, elas chocam com mais freqüência e também com energia mais alta, ocasionado aumento de sua velocidade.
A presença de um catalisador é também um grande efeito na questão da velocidade, pois catalisadores são substâncias que aumentam a velocidade de uma reação, sem sofrerem alterações químicas permanentes no processo, ou seja, não participam da formação dos produtos. Essas substâncias chamadas catalisadores, permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, produzindo a mesma quantidade de produto em um tempo menor.
A velocidade de uma reação química é a variação na concentração