EXERCÍCIOS FÍSICOS EM INDIVÍDUOS SEDENTÁRIOS DIABÉTICOS TIPO II
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo a qualidade de vida dos diabéticos tipo 2, com a realização de exercícios físicos na promoção da saúde e na prevenção de outras patologias que se associam a diabetes como por exemplo a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares dentre outras.
O Ministério da Saúde (1994 Apud NETTO, 2000) descreve diabetes como uma síndrome clínica heterogênea que se caracteriza por anormalidades endócrino metabólicas que alteram a homeostase, essa anormalidade tem como elemento fundamento uma deficiência insulínica absoluta ou relativa, que se manifesta por uma deficiente função secretora de insulina pelo pâncreas e/ou por ação diferente da insulina nos tecidos-alvos.
Identificar os sinais e sintomas, como surgiu, quais são os tipos dessa patologia e o que fazer para ter uma melhor qualidade de vida.
Mostrar que é de suma importância a realização do exercício físico no controle da diabetes principalmente da glicemia que em estágios mais avançados podem levar esse indivíduo a ser um insulinodependente (diabético do tipo 1) que faz uso da aplicação de insulina.
2- OBJETIVOS:
2.1. Geral:
Analisar por meio de artigos científicos, livros e revistas os benefícios do exercício físico para os indivíduos diabéticos do tipo II.
2.2. Específicos:
Identificar os benefícios e malefícios na realização dos exercícios físicos neste grupo;
Evidenciar os riscos das patologias que este grupo pode desencadear devido a inatividade física;
Apresentar a importância do exercício físico, compreendendo os fatores benéficos para uma melhor qualidade de vida.
3- METODOLOGIA Serão utilizadas referências bibliográficas e da internet e escolhidas principalmente pela disponibilidade, fácil acesso e credibilidade. Procurando construir uma base teórica satisfatória para desenvolver o Trabalho de