cinética
CONDIÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A OCORRÊNCIA DE UMA REAÇÃO:
- afinidade: deve existir entre os reagentes tendência a reação;
- contato: para permitir a colisão entre suas moléculas.
Condições complementares:
- a colisão deve ocorrer numa orientação favorável que permita a formação do complexo ativado, pois nem todos choques entre as partículas que compõe os reagentes dão origem a produtos (choques não-eficazes). Os que promovem quebra de ligações e formação de outras são chamados de eficazes ou efetivos.
- é preciso de uma energia mínima entre as colisões das moléculas. Tal energia deve ser igual ou maior que a energia de ativação, do contrário não haverá energia suficiente para formar o complexo ativado.
* complexo ativado: estrutura instável e intermediaria (estado de transição), em cuja estrutura existem ligações enfraquecidas (presentes nos reagentes) e formação de novas ligações (presentes nos produtos).
* experimentalmente sabe-se que reações que exigem menor energia de ativação ocorrem mais rápido.
FATORES QUE INFLUENCIAM NAS VELOCIDADES DAS REAÇÕES:
1) Superfície de contato: > superfície de contato (mais choques) > velocidade;
2) temperatura: por ser uma medida de energia cinética (movimento) das partículas de uma substância, > temperatura > movimento das partículas > maior frequência de colisões com possibilidades de choques efetivos > velocidade
* Lei de Van’t Hoff: “Uma elevação de 10˚C, aproximadamente, na temperatura de um sistema químico, duplica a velocidade da reação.”. * ou até triplica.
* apesar de aumentar a velocidade de ambas reações exotérmicas e endotérmicas, favorece mais essa última.
3) Pressão: seu efeito é considerável apenas nas velocidades das reações de que participam gases ou vapores. > pressão > contato dos reagentes > velocidade.
4) Luz: muitas reações só são ativadas ou sofrem influência na presença de luz (reações fotoquímicas). > fornecimento de luz > velocidade.
5) Eletricidade: