nada demais
São luís, 08 de junho de 2013
Emilene de Jesus Carvalho Santos
1° E vespertino
Prof°: Ruy Pontes
Trabalho de Literatura
São luís – ma
-2013-
Súmario
Soneto....................................................................... 01
Origem e estrutura..................................................... 01/02
Tipos de rimas........................................................... 02/03
Versificação (escansão)............................................. 04
Oitava rima ou oitava real de camões........................ 05
Introdução
Apresento este trabalho, no qual tenho o objetivo de falar sobre o Soneto, seu conceito, sua criação e sua importância, além de falar um pouco também sobre as rimas
Soneto
Teria sido criado no começo do século XIII, na Sicília, onde era cantado na corte de Frederico II da mesma forma que as tradicionais baladas provençais. A invenção do soneto é atribuída a Jacopo da Lentini3 - conhecido como Jacopo Notaro, após receber o título «Jacobus de Lentino domini imperatoris notarius - poeta siciliano e imperial de Frederico II, que surgiu como uma espécie de canção ou de letra escrita para música, possuindo uma oitava e dois tercetos, com melodias diferentes.
O número de linhas e a disposição das rimas permaneceu variável até que o poeta toscano Guittone D'Arezzo (ou Fra Guittone), tornou-se o primeiro a adotar e aderir definitivamente àquilo que seria reconhecido como a melhor forma de expressão de uma emoção isolada, pensamento ou idéia: o soneto. Durante o século XIII criou o soneto guitoniano, padronizado, cujo estilo foi empregado por Petrarca e Dante, com pequenas variações.
Coube ao fiorentino Francesco Petrarca aperfeiçoar a estrutura poética iniciada na Sicília, difundindo-a por toda a Europa em suas viagens.