CINTURA ESCAPULAR
Ossos da cintura escapular, com o tronco
Cintura escapular ou simplesmente Escápula, na Anatomia, é a porção mais elevada do membro superior, composta pela Escápula (também chamada de omoplata) e pela clavícula, conectados entre si por meio de ligamentos.
CINTURA ESCAPULAR
Escápula
A escápula, osso par, chato, fino e formato triangular, forma a parte dorsal da
Cintura escapular, é um dos dois ossos que compõem o ombro, e que estabelecem uma ligação entre os membros superiores com o tronco.
Situado na região costal do ombro, na altura entre as segunda e sétima costelas, articula-se com dois outros ossos: o úmero e a clavícula(apenas nos humanos e nas aves, pois os outros animais nao possuem clavícula) - articulando-se ao tronco através desta última. Apesar disto, tem grande importância para movimentação dos braços, em razão da musculatura que a ela se prende.
Sua importância funcional reporta-se a movimentos como, por exemplo, erguer o os braços lateralmente ou para a frente - quando então são movimentados os úmeros, as escápulas e até mesmo as clavículas.
No que se refere à vascularização, os músculos escapulares são, em geral, irrigados pela artéria subescapular, derivada da artéria subclávia.
Os movimentos da escápula requerem deslizamento da mesma sobre o tórax.
Normalmente existe flexibilidade considerável de tecido mole, o que permite que a escápula participe de todos os movimentos do membro superior.
Os movimentos da escápula são de elevação, depressão, protracção (abdução) e retracção (adução);
A Clavícula é o osso da parte da frente do ombro. É fácil palpar esse osso e devido a sua localização superficial, um trauma nessa região pode quebrá-la. Esse osso protege vasos sanguíneos e o plexo Braquial e diversos músculos têm relação anatômica com a Clavícula.
A Fratura de Clavícula é uma causa de dor no ombro e representa, aproximadamente, 40% das frauras que ocorrem na cintura escapular.