complexo da cintura escapular
O complexo da cintura escapular é constituído de três articulações sinoviais e duas articulações funcionais. As articulações sinoviais são:
Articulação glenoumeral: é uma articulação congruente, tipo bola-e-soquete(esferóide) triaxial e com uma capsula articular frouxa.
Artrocinemática: a cabeça convexa rola na mesma direção e desliza na direção oposta dentro da cavidade glenoidal.
Estabilidade :A estabilidade articular é dada por limitadores estáticos e dinâmicos, a relação estrutural da anatomia dos ossos, ligamentos e lábio glenoidal com as forças de adesão e coesão na articulação proporcionam estabilidade estática. Os tendões do manguito rotador se unem aos ligamentos e ao lábio glenoidal nos seus locais de inserção de modo que, ao se contrairemos músculos proporcionam estabilidade dinâmica pelo tensionamento dos limitadores estáticos.
Articulação acromioclavicular: é triaxial plana, que pode ou não ter um disco, a cápsula fraca é reforçada pelos ligamentos AC superior e inferior
Artrocinematica: com os movimentos da escápula a superfície do acrômio desliza na mesma direção para qual a escapula se move porque a superfície é côncava
Estabilidade : os ligamentos AC são suportados pelo forte ligamento coracoclavicular.
Articulaçao esternoclavicular: é uma articulação incongruente, triaxial, selar, com um disco
Artrocinemática: os movimentos da clavícula ocorrem como resultado dos movimentos escapulares de elevação, depressão, protaçao e retração.
Estabilidade: os ligamentos que cruzam a articulação proporcionam estabilidade estática.
As articulações funcionais são:
Articulação escapulotoracica: há flexibilidade considerável nos tecidos moles, permitindo que a escapula deslize ao longo do tórax e participe de todos od movimentos dos membros.
Espaço supra-umeral: o arco coracoacromial, composto pelo acrômio e pelo ligamento coracoacromial, cobre as bursas subacromial e subdeltoídea, o tendão do