Café
O café é uma cultura que movimenta grande parte da economia do nosso país, além de ser o maior produtor da bebida. Grande parte do café é exportado, 70% do café conilon, por exemplo, é envido para fora do país, enquanto o nível de exportação do arábica chega somente a 30%. Os principais compradores do nosso café são países como Estados Unidos, Eslovênia, Alemanha, entre outros.
Durante as aulas aprendemos o panorama geral da cultura do café, as exigências da cultura, como também as diferenças entre café conilon (robusta) e o café arábica. Após as aulas fomos a campo visualizar na própria planta as características marcantes do cafeeiro.
Começamos visualizando as folhas do café conilon que apresentavam ondulações e nervuras profundas características da planta, já o café arábica apresenta folhas mais lisas e retas. A deficiência de cobre pode causar nas folhas do café conilon uma elevada ondulação. Mas quando há a aplicação do cobre chegando a nível ótimo há a possibilidade de infestação do ácaro vermelho. Então, na maioria das vezes as plantas de café conilon apresentam ondulações mais acentuadas nas folhas por falta de cobre, mas não se pode deixar faltar muito cobre, pois prejudicará a planta.
Café arábica Café Conilon
Observamos também que o café conilon apresentava tombamento, o que geralmente é comum nessa planta, pois ele não é uma planta compacta e seu crescimento é indeterminado, o que acaba tombando-o parcialmente. Quando há o tombamento da haste principal, há a quebra da dominância apical, na haste principal nos ápices está presente a maioria dos hormônios para que a planta cresça no sentido vertical. E então quando ocorre o tombamento da planta os hormônios são dispersos para outras regiões e começam a aparecer em outros pontos da planta as brotações ortotrópicas. E das brotações ortrotopicas são feitas as estacas e mudas. As brotações ortotrópicas podem ser estimuladas, o tombamento é uma forma de estimulação, assim como o