Cintura escapular
A cintura escapular conecta os membros superiores ao esqueleto axial. Trata-se de um complexo articular composto pelas clavículas, escápulas, articulações, ligamentos, tendões e músculos.
A cintura escapular apresenta a maior amplitude de movimento do corpo humano como abdução e adução, flexão e extensão, rotação interna e externa, depressão e elevação, pronação e retração.
O complexo do ombro não apenas proporciona uma ampla variação para a colocação das mãos como também executa importantes funções de estabilização para o uso da mão como levantar e empurrar, elevação do corpo, inspiração e expiração forçada e até mesmo sustentação de peso como andar de muletas ou "plantar bananeira".
OSSOS
A cintura escapular é composta pelas clavículas e as escápulas.
ARTICULAÇÃOES
Este segmento é composto por 3 articulações: * Articulação Esternoclavicular: Clavícula com o osso Esterno; * Articulação Acrômioclavicular: Clavícula com o Acrômio; * Articulação Gleno-umeral: Cabeça do úmero com a cavidade glenóide da escápula;
LIGAMENTOS
São cordões fibrosos que mantém a relação de proximidade, entre duas estruturas. São responsáveis pela estabilidade da articulação. * Articulação Esternoclavicular:
1. Ligamento Esternoclavicular Anterior: È um amplo feixe de fibras cobrindo a face anterior da articulação. 2. Ligamento Esternoclavicular Posterior: É um análogo feixe de fibras que recobre a face posterior da articulação. 3. Ligamento Interclavicular: Une as faces superiores das extremidades esternais das clavículas. 4. Ligamento Costoclavicular: Está fixado na parte superior e medial da cartilagem da primeira costela e face inferior da clavícula.
* Articulação Acrômioclavicular:
1. Ligamento Acrômioclavicular: Fibras paralelas que se estendem da extremidade acromial da clavícula até o acrômio. 2. Ligamento Coracoclavicular – une a clavícula ao processo coracóide da escápula. 3. Ligamento