Cinto de segurança e airbag
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Paulo Lopes dos Santos
IMPORTÂNCIA DO CINTO CINTO DE SEGURANÇA E AIRBAGS
PARACATU
AGOSTO / 2015
A IMPORTÂNCIA DO CINTO DE SEGURANÇA EM VEÍCULOS
A preocupação coma segurança de passageiros em veículos é relativamente recente. Em 1953, nos Estados Unidos, foi realizada uma pesquisa visando identificar as causas das várias acidentes que resultavam em vítimas fatais ou graves lesões. As duas principais causas de morte observadas foram: - Choque contra o painel frontal; - Projeção do corpo do passageiro para fora do veículo.
A partir de então foi identificada uma necessidade de um dispositivo capaz de reduzir evitar os ferimentos graves ou fatais.
O cinto de segurança é um dispositivo de proteção dos ocupantes de um veículo. Funciona impedindo o arremesso do passageiro para fora do automóvel, e mantendo-o preso ao banco e evitando que com o impulso de uma colisão o passageiro venha a bater a cabeça.
Em caso de colisão, tombamento ou capotamento, primeiro o veículo bate em um obstáculo, e em seguida os passageiros são projetados contra o painel, para-brisas ou até mesmo uns contra os outros. O cinto evita essa segunda colisão mantendo os passageiros presos ao banco. O acidente gera uma carga que é uniformemente distribuida ao longo de toda a area de contato do cinto sobre o corpo humano. Essas áreas sao os nossos pontos mais fortes, o próprio cinto absorve parte do impacto, a q da tendência a manter o passageiro dentro do veículo, onde as chances de sobrevivência são cinco vezes maior, segundo dados do Denatran.
Existem três tipos de cintos de segurança para automóveis, são eles:
CINTO DE TRÊS PONTOS: Oferece maior proteção porque a força do impacto é distribuida e absorvida por ele em toda a área de contato como corpo, trabalhando com a estrutura esquelética humana adulta. Para usá-lo corretamente devemos sentar com a coluna ereta fazendo um ângulo de 90 graus em relação as pernas, daí o cinto diagonal