CINESIOTERAPIA
Hérnia de Disco Lombar com Protusão Póstero
Lateral a Direita
Acadêmica: Pricila Hermes
Coluna Vertebral
A coluna vertebral é formada por
33 vértebras cujo conjunto tem a função de apoiar outras partes do esqueleto. Cada vértebra é constituída de corpo, forame e um processo espinhoso, um prolongamento delgado da vértebra; e ligada às demais por articulações denominadas discos intervertebrais. Canal Vertebral
A sobreposição das vértebras umas sobre as outras forma o canal vertebral, que segue as diferentes curvaturas da coluna. O canal vertebral é largo e triangular nas áreas em que a coluna possui maior liberdade de movimento, como nas regiões lombar e cervical, porém se torna pequeno e arredondado a medida em que chega às regiões onde há limitações dos movimentos, como a região torácica. O canal também serve de depósito para a medula espinhal do indivíduo, responsável pela comunicação com o sistema nervoso periférico por meio dos forames intervertebrais.
Disco Vertebral
Estes discos são formados por um material fibroso e gelatinoso, composto por um núcleo pulposo e ânulo fibroso. que atuam possibilitando a propagação dos movimentos às vértebras, além de atuar como ligamento, assegurando que as vértebras permaneçam unidas e amortecendo os impactos diários.
Hérnia de Disco
A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
Tipo de Hérnia
Protrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro. Extrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.
Seqüestradas: quando um fragmento migra dentro do