dilata o linear completo
Campus: Santa Cruz
Matéria: Física Experimental II
Professora: Claudia Logelo
Turma: CCE0478 (segunda-feira)
Título do experimento: Dilatação Linear Dos Sólidos
Alunos:
Emerson Ferreira de Souza
Luiz Carlos da Silva
Rômulo B. da Silva Moreira
Título:
Dilatação Linear dos Sólidos
Objetivo:
Calcular o coeficiente de dilatação da barra e descobrir seu material
Introdução:
Um sólido possui três dimensões: comprimento, largura e altura. Se observarmos ou levarmos em consideração apenas a variação de uma de suas dimensões, quando acontece a dilatação em um sólido, essa dilatação será denominada dilatação linear.
Teoria:
Aplica-se apenas para os corpos em estado sólido, e consiste na variação considerável de apenas uma dimensão. Como, por exemplo, em barras, cabos e fios.
Ao considerarmos uma barra homogênea, por exemplo, de comprimento a uma temperatura inicial . Quando esta temperatura é aumentada até uma , observa-se que esta barra passa a ter um comprimento (>).
Imagem ilustrativa
Com isso é possível concluir que a dilatação linear ocorre de maneira proporcional à variação de temperatura e ao comprimento inicial . Mas ao serem analisadas barras de dimensões iguais, mas feitas de um material diferente, sua variação de comprimento seria diferente, isto porque a dilatação também leva em consideração as propriedades do material com que o objeto é feito, este é a constante de proporcionalidade da expressão, chamada de coeficiente de dilatação linear (α).
Assim podemos expressar: ΔL = α . L . ΔT ΔT = Tf – Ti ΔL = variação de comprimento linear (metro) Tf = temperatura final α = coeficiente de