RELATÓRIO SOBRE O EXPERIMENTO DE DILATAÇÃO LINEAR DOS SÓLIDOS
André Elisei
Resende
2011
1. Objetivo
O objetivo principal deste experimento é determinar o coeficiente de dilatação linear. E, além disso, verificar que tipos de materiais constituem as três barras metálicas da prática através do cálculo de seus respectivos coeficientes de dilatação linear.
2. Referencial Teórico
Quando corpos são submetidos à variação de temperatura, estes sofrem variações de suas dimensões. Para estudo de corpos onde a variação ocorre em apenas uma dimensão será denominado variação, ou dilatação linear, por exemplo, uma barra exposta sob a ação de uma chama. Deve-se dizer que todas as variações são lineares, porém na dilatação linear a sua ocorrência será predominante.
Experimentalmente foi concluído que a variação do comprimento ΔL de uma barra ao ser aquecida é diretamente proporcional a seu comprimento inicial L0.
INCLUDEPICTURE "http://www.infoescola.com/files/2009/08/dilatacaolinear1.jpg" \* MERGEFORMAT
A variação do comprimento ΔL de uma barra ao ser aquecida é diretamente proporcional à variação de temperatura por ela sofrida ΔT.
INCLUDEPICTURE "http://www.infoescola.com/files/2009/08/dilatacaolinear2.jpg" \* MERGEFORMAT
A variação do comprimento ΔL de uma barra ao ser aquecida depende do material que ela é constituída ().
Com estas três constatações podemos concluir que:
Por exemplo, uma barra que possua L0 = 100 cm e sofra uma variação de temperatura da ordem de 100ºC, e que seja feita de um material de = 1,2×10-5 sofrerá uma variação de comprimento de:
Note que para o exemplo acima omitimos a unidade para o coeficiente de dilatação linear (), agora iremos encontrar sua unidade.
Podemos definir uma fórmula que é conseqüência direta de .
Lembramos que , assim:
Note que a equação