Fisiologia e anatomia comparada
3.1 Reprodução assexuada: Características
A reprodução assexuada é do tipo agâmica (sem utilização de gametas) e é rápida,bactérias podem se dividir em minutos pois é uma reprodução econômica quanto a questão energética do organismo gastando pouca energia para se reproduzir.
Os organismo que se reproduzem assexuadamente possuem a desvantagem de formarem indivíduos geneticamente idênticos a eles,possuem baixa taxa de variabilidade genética.Se o ambiente muda e o organismo é sensível a mudança todos os organismos gerados na reprodução serão sensíveis.
3.1.1 Tipos de reprodução assexuada
Cissiparidade, divisão binária ou bipartição
Esse tipo de reprodução assexuada é característica de seres unicelulares que duplicam o material genético e se dividem por mitose.
Brotamento ou gemiparidade
Poríferos como a esponja do mar reproduzem dessa forma onde parte de seu corpo acontecem sucessivas mitoses até formar outro ser igual que podem ficar grudados na esponja de origem ou se soltar e se desenvolver. Fungos como os do levedo de cerveja também realizam o brotamento.
Fonte: http://www.biologiatotal.com.br
Poríferos de água doce se reproduzem por gemulação. Quando uma esponja está em um ambiente que ameace sua sobrevivência como uma poluição, por exemplo, ela forma uma gema (cápsula) e deposita nesta, células que serão capazes de realizar mitoses e se transformar novamente nessa esponja ao encontrar um ambiente limpo.
Fonte: http://www.biologiatotal.com.br
Esporulação
Esporulação é muito comum nos fungos, onde o esporângio se rompe liberando esporos e ao cair em um ambiente propício realiza divisões mitóticas até formar novos fungos. Briófitas e pteridófitas também se reproduzem assexuadamente por esporulação.
Fragmentação (regeneração ou laceração)
Fragmentação e um tipo de reprodução realizada, por exemplo, pela planária. Quando este for é submetido a algo que poça ocasionar uma partição em seu corpo, (predação, queda de uma pedra e etc.)