Dilatometria
CONSTRUÇÃO DE UM DILATÔMETRO E MEDIDA
DO COEFICIENTE DE DILATAÇÃO LINEAR M É+*
DIO DE UM TUBO DE COBRE
Resumo
Este trabalho explica, com detalhes, a construção de um dilatômetro e seus acessórios, com material simples e às vezes disponível lá no quartinho dos fundos da casa de um professor de Física. Para o teste do aparelho construído, foi determinado o coeficiente de dilatação linear médio de um tubo de cobre: D 1,69x10 5 0 C 1 . Esse tubo de cobre pertencia às sobras da última reforma residencial da casa do professor.
Palavras-chave: Coeficiente de dilatação linear. Dilatômetro. Coeficiente de dilatação linear do cobre.
Abstract
This work explains, in details, the construction of a dilatometer and its accessories, with simple material which is sometimes available in the back bedroom of a Physics teacher's house. For the test of the built equipment, the linear mean expansion coefficient of a copper tube was measured: D 1,69x10 5 0 C 1 .
+
Construction of a dilatometer and the linear mean value of expansion coefficient of a copper tube
* Recebido: março de 2011.
Aceito: agosto de 2011.
Cad. Bras. Ens. Fís., v. 28, n. 2: p. 423-434, ago. 2011.
423
The copper tube was taken from the remains of the teacher’s house last renovation.
Keywords: Linear expansion coefficient. Dilatometer. Copper linear expansion coefficient.
I. Introdução
O objetivo deste artigo é medir as pequenas variações de comprimento de um tubo metálico, em função da temperatura, através de um dilatômetro, facilmente construído em casa ou na escola, por um professor de Física.
Em alguns dilatômetros encontrados na literatura observa-se que: a) em uma das extremidades do tubo metálico, do qual se pretende medir o coeficiente de dilatação linear, faz-se rolar e trasladar o eixo, ligado ao ponteiro da medida dos ângulos, sobre uma superfície fixa e horizontal[1]; b) em outros, para a medida do coeficiente de