Cinesioterapia
Cinesioterapia, conceito conhecido também como exercícios terapêuticos, é um treinamento de técnicas de reabilitações usadas na parte da fisioterapia, onde estudam o movimento do corpo humano, combinando fisiologia (ciência da função do corpo) com anatomia (ciência da estrutura do corpo) e a biomecânica.
A cinesioterapia está ligada de uma forma direta as demais especialidades da fisioterapia, assim como: Traumato, Hidroterapia, Ortopedia, Oroncologia, entre outras; são técnicas que podem ser aplicadas por ter seu ponto importante a reabilitação dos movimentos do corpo humano.
O conceito do exercício fisioterapêutico é uma forma de tratamento, aonde venha ser uma arte de reabilitar, manter e estimular movimentos.
1.1 OBJETIVO
Seu objetivo principal está no reequilíbrio e fortalecimento muscular, favorecendo um movimento com mais facilidade, proporcionando ao paciente uma qualidade de vida melhor contribuindo até para à sua autoestima.
1.1.1 Objetivo geral Identificar quais os tratamentos, e as técnicas que podemos utilizar nas reabilitações.
1.1.2 Objetivo específico
Manter e estimular os movimentos. Manter os movimentos articulares. Fortalecimento de músculos. Reeducação postural. É o alivio da dor, tanto muscular quanto ao movimento. Coordenação motora e no equilíbrio Exercícios passivos, Ativo-livre, Ativo-assistido e Ativo-resistido. Alongamentos; Exercícios respiratórios;
1.2 BENEFÍCIOS
Proporciona o alívio da dor muscular
Melhora da amplitude de movimento articular
Melhora da postura
2 METODOLOGIA
A Cinesioterapia é o estudo do movimento como forma de terapia, para melhorar nos movimentos. Os primeiros registros foram a muito tempo atrás, datam da Grécia e Roma antiga, porém quando houve um aumento da utilização deste recurso foi a partir da I Guerra Mundial, devido um grande numero de pessoas incapacitadas