Cinesioterapia
A Cinesioterapia é a parte da Fisioterapia que se utiliza de movimentos ativos do paciente, através da contração muscular voluntária, que pode também ser descrita como exercícios terapêuticos. Tem como objetivo a reabilitação do movimento (cinética-funcional) detectada através de avaliação específica e correlacionada com a disfunção e queixa do paciente, sendo frequentemente utilizada em conjunto a técnicas de terapia manual. É de extrema importância a sua aplicação, pois sempre que existe uma disfunção do aparelho locomotor humano, existe também uma deficiência ou desequilíbrio da função muscular.
Além dos exercícios clássicos da Fisioterapia, existem também linhas de reabilitação bastante específicas e eficazes, como as descritas a seguir:
Terapia Mecânica
Este conceito se baseia no Método McKenzie, que consiste de um programa de movimentos prescritos pelo fisioterapeuta, que o paciente realiza por conta própria, em sua casa ou no trabalho, sem o auxílio de equipamentos específicos. Dentro deste conceito pode-se desenvolver uma estratégia de tratamento mecânico que visa não apenas a solução dos sintomas atuais do paciente mas também a prevenção a longo prazo da reincidência.
Estabilização Segmentar
Método inovador idealizado por fisioterapeutas da Universidade de Queensland (Austrália) na década de 90, baseado em pesquisas cientificas. Se baseia no re-treinamento do sistema muscular estabilizador profundo através de exercícios de controle motor, sendo de fundamental importância na reabilitação de problemas neuro-músculo-esqueléticos, impedindo assim a reincidência do problema.
Tratamento fisioterápico
A cinesioterapia é o tratamento das doenças articulares pelos meio de atividades físicas passivas e ativas, visando a recuperação das articulações e grupos musculares atingidos pela doença em sua fase crônica. Esta fase de reabilitação motora das osteoartrose é de fundamental importância para que a pessoa volte a ter uma vida social plena e