Trabalho de arte
Conhecer a técnica de pintura usando máscara.
Executar uma pintura.
Comentários
O uso de máscaras ou moldes é muito comum na pintura. O Grafite, exemplo de arte urbana é uma possibilidade da pintura desse tipo. A proposta dessa aula é conhecer a técnica e as possibilidades para sua execução. O texto sobre Grafite do UOL Educação pode ser usado como início de uma pesquisa sobre artistas que trabalham com máscaras e moldes em seus trabalhos.
Material cartolina tesoura lápis giz de cera ou caneta hidrocor ou tinta guache.
Estratégia
Levar imagens para a sala de aula que contenham trabalhos feitos com moldes/máscaras e moldes prontos (possíveis de encontrar em papelarias e lojas de material para artesanato).
Propor aos alunos que criem moldes na cartolina, lembrando que as máscaras podem ser vazadas ou para contorno.
Atividade
Os alunos devem criar moldes, desenhando na cartolina e recortando-os.
Posicione-os sobre a superfície que quer pintar (papel, tela, parede, tecido etc.) de maneira a formar a composição desejada.
Pintar (contorno ou internamente) com o material desejado.
Sugestões
Utilizar o molde em outras superfícies se possível, na parede, forrada ou não, moldes com um tema e expor para toda a escola.
Também pode ser um trabalho interessante, a pintura no tecido, podem fazer moldes, utilizá-los sobre uma camiseta, isso é uma boa sugestão de atividade que pode ser dada como presente para os pais.
Interdisciplinaridade com História, já que temos esse tipo de técnica presente em pinturas rupestres.
Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e