Cinema Oriental / Estética
O cinema é uma arte nova comparada as outras , mas já produzira várias obras-primas, por isso é importante discutir sua evolução e historia. Entre os inventos precursores do cinema cabe citar as sombras chinesas, silhuetas projetadas sobre uma parede ou tela, surgidas na China cinco mil anos antes de Cristo e difundidas em Java e na Índia. Outra antecessora do cinema foi a lanterna mágica, caixa dotada de uma fonte de luz e lentes que enviava a uma tela imagens ampliadas, inventada pelo alemão Athanasius Kircher no século XVII.
O surgimento da sétima arte se deu através da invenção da fotografia, invenção dos franceses Joseph-Nicéphore Niépce e Louis-Jacques Daguerre no século XIX, que também deve sua existência às pesquisas dos inglêses Peter Mark Roget e do belga Joseph-Antoine Plateau sobre a persistência retiniana da imagem.
Após várias pesquisas e estudos, os irmãos franceses Louis e Auguste Lumière, com a ajuda do cinematógrafo, aparelho que projeta imagens através de movimentos instantâneos de vários fotogramas diante de uma lente fotográfica, conseguiram projetar numa tela as imagens ampliadas. Durante uma apesentação pública no mês de dezembro de 1895 em Paris, o público viu, pela primeira vez, filmes como La Sortie des ouvriers de l'usine Lumière (A saída dos operários da fábrica Lumière) e L'Arrivée d'un train en gare (Chegada de um trem à estação), curtas imagens da vida cotidiana.
Cinema japonês
Apesar do cinema ter surgido no Japão em 1896 com exibições públicas no país, ele só formaria uma real indústria cinematográfica em 1908, época em que os filmes realizados eram baseados no Kabuki, um tipo de teatro dramatico tradicional no Japão interpretado somente por homens os quais se vestiam de mulheres.Os filmes japoneses, até 1916 eram filmados em um plano geral, numa única tomada em consequentemente os atores era vistos de uma única perspectiva.
Com o advento do som no cinema, destruiu-se uma a profissão de benshi, era