Psicodelismo
O psicodelismo foi um movimento artístico que surgiu nos anos de 1960 a partir da realidade histórico e cultural entre os jovens daquela época, que podem ser definidos como INCONFORMADOS.
Influenciados pelo movimento de contracultura, tinham suas idéias voltadas para a liberdade, onde questionavam os valores de vida da sociedade em que viviam, os jovens da época queriam novas formas de viver, não simplesmente estudar, trabalhar, casar, ter filhos, envelhecer e morrer, eram movidos pela vontade de se descobrir e descobrir o mundo ao seu redor.
Foi um período de grande transformação onde existia uma nova perspectiva de tudo e todos sobre o mundo, foi um resumo de uma época cansada das guerras e precisavam de se expressar de alguma forma, uma conjuntura de fatores sócio, econômicas e culturais alavanca o aparecimento de uma serie de explosões de expressões juvenis, foi um tempo de novas experiências, protestos e anseio de propor uma transformação radical na sociedade.
Característica dos jovens daquela época, cabelos compridos, jeans, alguns gostavam de roupas coloridas, misticismo oriental e indiano, culto a natureza, muita musicas e drogas, nessa época que surge o movimento hippie.
No inicio da década de 60 o professor, escritor e psicólogo Timothy Leary, começou a pesquisar, mais a fundo sobre o que certas substâncias químicas podiam fazer com o cérebro e como podiam ajudar a criar novas realidades ele ficou famoso como um proponente dos benefícios terapêuticos e espirituais do LSD. O professor Leary defendia os benefícios desta substância psicodélica como a base para progresso humano. A substância ficou famosa entre os músicos, artistas e jovens que queriam alcançar o nirvana (há quem diga que os Beatles escreveram a música “Lucy in the Sky with Diamonds” para ela). O lsd era comercializado entre as estradas e festivais americanos dentro de kombis coloridas.
Tudo isso deu origem ao movimento psicoldelico que esteve presente tanto nas