Resenha
Projeto de pesquisa
Modalidade Bacharelado em Cinema
Pedro Luiz
Dezembro/2013
O Cinema de Animação, de Sébastien
Sébastien Denis é o autor do livro O Cinema de Animação, o qual escreveu sob influência de grandes autores franceses do cinema, uma obra que analisa o cinema de animação e sua relação comunicativa e publicitária e também com a produção industrial, artística e estética. O livro apresenta a trajetória do cinema de animação historicamente falando.
No primeiro capítulo, o autor também francês apresenta, discutindo as diferenças de autores e técnicas, o problema do realismo e a problemática envolvendo a qualidade da animação e sua estrutura de produção, como também o tempo de produção.
No segundo capítulo, o autor comenta sobre as aproximações e diferenças da animação em relação ao cinema em geral à partir do final do século XIX, e a descoberta do cinema que se fez em grande parte com a ajuda de pesquisas científicas que empregavam técnicas gráficas, mesmo depois da fotografia. Sendo que por mais que a história do cinema e a do cinema de animação sejam amplamente atreladas, não apenas pelo princípio da reprodução do movimento, que é o mesmo, tanto na filmagem real como na animação, na prática são diferentes.
No terceiro capítulo, o autor mostra o interesse manifestado pelos diferentes movimentos de vanguarda nas técnicas de animação, como os futuristas, os dadaístas, os surrealistas, e mais tarde o movimento underground, onde ocorre uma produção de animação mais ligada ao domínio das artes plásticas e da experimentação relacionando artes "nobres" como a escultura, pintura, dança, música e a arquitetura.
No quarto capítulo, a música é o centro da análise do autor, referente às Músicas e Sons. O autor cita Walt Disney quando destaca que: "o som representa 50% de um filme de animação, quer em termos estéticos,