Resenha do Texto 1 – A sociedade e suas formas de espaço no tempo
Moreira afirma que a construção do espaço ocorre com a interação entre o homem com o seu meio. Assim partindo para a construção do primeiro espaço que ocorreu graças à descoberta do fogo possibilitando ao homem a controlar o meio onde vive já a agricultura permite a integração com o espaço tornando possível a modificação e criação de territórios.
A combinação do fogo com a agricultura faz com que se desenvolva a seletividade que nada mais é do que “o processo de eleição do local com que a sociedade inicia a montagem de sua estrutura geográfica” Moreira 2010.
O segundo espaço é o surgimento das cidades, desenvolvidas por meio do processo da divisão social do trabalho, graças ao aperfeiçoamento da técnica seletiva e do excedente produtivo.
Essas cidades crescem em meios desiguais com espaços organizados com base na agricultura, a o desenvolvimento de transportes e comunicação surgindo um novo estagio de circulação. O modo de vida evolui porém ainda esta ligada ao meio natural de produção.
Com o desenvolvimento da divisão social do trabalho e da ampliação do excedente produtivo surge a propriedade e as formas de apropriação, contribuindo para a divisão social e a luta de classes, surge então o terceiro espaço apresentado por Moreira, a instituição do Estado.
Nesse espaço as paisagens terrestres ganham novas formas como a produção feudal que possui características baseadas na atividade agrícola especifica, na troca de mercadorias na e dominação de terras por um senhor, dono das terras. Dá-se no quarto espaço a modernização do território, em que a uma organização do espaço para produzir maior excedente com o intuito de acumular capital, a troca de mercadorias já não é tão importante. O Estado é o