Cinco subsistemas
1. PROVISÃO DE PESSOAS (PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS)
A provisão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, o recrutamento, e a Gestão de recursos humanos relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura. Em plena era do conhecimento, toma-se como base da excelência empresarial o capital humano. Os subsistemas de provisão de recursos humanos providenciam de forma inesgotável valores e talentos humanos capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso da empresa moderna.
Planejamento de recursos humanos
Planejar recursos humanos é antecipar sobre o tipo de força de trabalho e os talentos necessários para atingir os objetivos organizacionais num determinado tempo ou período.
Modelos de planejamento
O planejamento tem basicamente quatro modelos a serem utilizados, que são: procurar a mão-de-obra equivalente ao produto a ser trabalhado; requisitar mão-de-obra de acordo com os cargos ou funções necessárias; substituição de postos; vegetativo sem plano de expansão; ou ainda, modelo integrado que junta todas as alternativas anteriores.
Recrutamento e seleção
O recrutamento e seleção embora constituam um processo contínuo são conceitos diferentes com fronteiras entre si. De um modo geral, o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função, enquanto seleção consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível.
Rotatividade e absenteísmo de pessoal
Rotatividade -Chiavenato (1995) define e relaciona mercados de trabalho e mercado de recursos humanos. Aborda a rotatividade de pessoal como uma despesa que pode ser evitada se houver mais critério e atenção na seleção de mão-de-obra. A rotatividade alta reflete na produção, no clima organizacional, relacionamento interpessoal. O autor