RH pp MOD A e B
O termo sistema é definido como o conjunto de elementos unidos por alguma forma de interação ou interdependência (SANDRONI, 1996). Nos subsistemas, tem-se um conjunto menor de partes que, no caso específico, formam Administração de Recursos Humanos (ARH) – que é um sistema integrado.
O sistema de ARH tem, por meio de seus cinco subsistemas, as ações de atrair, aplicar, reter, desenvolver e monitorar talentos. Seus subsistemas são:
1. Subsistema de provisão de recursos humanos;
2. Subsistema de aplicação de recursos humanos;
3. Subsistema de manutenção de recursos humanos;
4. Subsistema de desenvolvimento de recursos humanos:
- Treinamento e desenvolvimento de pessoal;
- Desenvolvimento organizacional;
5. Subsistema de monitoração de recursos humanos.
Os cinco subsistemas têm assuntos distintos e interligados, cujo resultado global aumenta desde que estes (subsistemas) estejam articulados e sintonizados entre si (CHIAVENATO, 2006).
Os cinco subsistemas formam um processo global. Esse dinamismo atrai as pessoas, mantendo-as aplicadas em suas tarefas dentro da organização e por ela (organização) monitorada.
Na prática, alguns ou um subsistema pode se desenvolver mais do que o outro. Isso ocorre quando a organização (os gestores) privilegia mais um subsistema do que o outro, provocando desníveis entre eles.
E o resultado que mais interessa à organização é o maior valor econômico agregado, maior participação no mercado, lucro e crescimento. O que nem sempre é comunicado ou bem informado aos gestores de RH. Deve-se acreditar que depende da competência do capital humano para se atingir tais metas, desenvolvendo o conhecimento, as habilidades, com foco nos resultados, entre outros fatores.
A política de Recursos Humanos do Hospital Geral de Carapicuíba baseia-se na Carta de Princípios Camilianos e no Planejamento Estratégico