Recrutamento
A Nicholson International e a Amcham lançaram recentemente um guia no qual são destacadas ferramentas que ajudam os empresários do setor de internet a identificar, atrair e manter uma equipe de talentos
Com o objetivo de auxiliar as empresas do setor de internet a identificar, atrair e manter seus recursos humanos e assegurar o retorno de seus empreendimentos no País, a Nicholson International, headhunter multinacional, e a American Chamber of Commerce (Câmara Americana de Comércio - Amcham) lançaram o "How to Attract and Retain e-People in Brazil". O guia faz parte de uma série produzida pela entidade para orientar investidores internacionais a avaliar sua atuação no mercado local.
Ancorou-se no fato de a América Latina ser, atualmente, a região com o avanço mais rápido da internet - e o Brasil lidera essa expansão. De acordo com a Associação de Mídia Interativa, em 2001 devem ser criadas 130 mil vagas no setor. No entanto, o sucesso e a permanência dos investimentos dependem de um time qualificado: o e-people, talentos da nova economia.
No guia, além de destacar os números do mercado da internet no Brasil, a Nicholson International reuniu uma série de ferramentas voltadas à seleção de profissionais do segmento. Um dos capítulos é dedicado à identificação do e-people, a partir do perfil desejado para sua atuação. A primeira recomendação: talentos são a chave para um time e um negócio bem-sucedido. No entanto, recrutar mal é pior do que não contratar, revela o estudo feito pela empresa para a Amcham.
Um dos princípios a ser observados, durante a seleção, é não considerar o perfil de seus profissionais apenas do ponto de vista do conhecimento técnico. Mesmo assim, a experiência do candidato precisa ser compatível com as diversas áreas que compõem a estrutura de negócios da web.
A Nicholson International listou vários pré-requisitos dos e-people, que se fundamentam em características pessoais e de