CIN TICA
Engenharia Elétrica/da computaçao, 1° Semestre 01 5QAEN-MT6
Bruno Sousa dos santos; Luiz Felipe Ribeiro Sampaio.
Guillermo Jose PaterninaBerrocal; Química aplicada a Engenharia.
Introdução:
A cinética química estuda a velocidade das reações e os fatores que a influenciam. Enquanto uma reação química se processa, as concentrações dos reagentes diminuem e as concentrações dos produtos aumentam, uma vez que os reagentes são consumidos e os produtos são formados. A velocidade de uma reação química é a medida da rapidez com que uma reação ocorre. Vários fatores como a temperatura, a concentração dos reagentes e a presença de catalisadores, influem na velocidade das reações. A velocidade é uma função da concentração dos reagentes e depende da concentração das várias espécies presentes na mistura reagente e pode ser determinado através da quantidade de reagente que foi consumida ou através da quantidade de produto que foi formada num dado intervalo de tempo (t). Considerando a reação genérica aA + bBcC + dD, a velocidade média de consumo dos reagentes (A e B) ou de formação dos produtos (C e D) corresponde à variação da quantidade da espécie em um determinado intervalo de tempo, de acordo com a Equação 1: Vm = |Q|/t. Onde Vm é a velocidade média, |Q| o módulo da variação da quantidade da espécie considerada (normalmente expressa em mol L-1 ) e t o intervalo de tempo durante o qual ocorre a variação da quantidade.
OBJETIVOS:
Verificar a velocidade de uma reação química através da observação da variação do tempo e da concentração dos reagentes e construir gráficos de t versus concentração (mols L -1 ) e 1/t versus concentração para determinar a ordem de reação.
EXPERIMENTO:
Foi colocado em três béqueres H2SO4, depois se pegou três tubos de ensaio limpos numerados de 1 a 3 e adicionou-se NaS2O3, na concentração de 0.1mol/L, em cada tubo. No tubo 1 foi colocado 8mL, no tubo 2 foi colocado 5mL e no tubo 3 foi colocado 2mL. Após esse procedimento foi