etapa 4
Existem dois tipos de servidor DNS: primários e secundários. Os primários possuem os arquivos de configuração; os secundários recebem as informações dos primários através de transferências de zona.
As zonas são mapas usados para converter nomes para IP ou vice versa. Por isso são zonas comuns e reversas. O serviço DNS é implementado no Linux por diversos pacotes , o que você verá arquivo é o BINS.
A instalação simples, bastando instalar os pacotes bind e bind-utils, que contém o servidor e os clientes, também chamados de resolvedores. instale os pacotes RPM´s via APT , que é o programa de instalação de pacotes mais utilizado em distribuições como RedHat, é interessante utilizar o APT pois ele resolve problemas de dependência.
Via APT, estando logado como root digite o seguinte comando no Shell:
# apt-get install bind
#apt-get install bind-utils
#apt-get install caching-namesrver
Estes comandos irão instalar os pacotes necessários para a configuração do serviço de DNS.
Este arquivo especifica a ordem de consulta da máquina, por exemplo se vai ser primeiro no hosts, e depois no DNS , mantenha a configuração deste arquivo de forma a ter a primeira consulta no Bind: order bind,hosts multi on
Em seguida edite o arquivo hosts:
#vi /etc/hosts
Este arquivo especifica o nome da máquinae domínio. Neste arquivo devemos obrigatoriamente ter pelo menos o localhost e nosso próprio IP (neste exemplo o IP de nosso servidor de DNS será 192.168.0.1), ou seja, se nossa máquina conter o nome “dns”, e seu domínio for “imasters.com.br”, devemos acrescentar as seguintes entradas neste arquivo:
1270.0.0.1 localhost.localhosdomain localhost 192.168.0.1 dns.imasters.com.br dns
Em seguida edite o arquivo resolv.conf.
#vi /etc/resolv.conf
Neste arquivo você irá configurar qual será o domínio e IP do servidor de DNS que irá utilizar para navegar na internet, ou seja, estamos configurando um servidor de DNS logo utilizaremos nosso