Cin Tica 1
A velocidade está relacionada com a concentração dos produtos e dos reagentes, para tal fato existe uma constante de velocidade (k), que, somente, tem valor constante a uma temperatura também constante, ou seja, varia com a temperatura. A velocidade de uma reação é uma medida do tempo de aparecimento de um reagente ou aparecimento de um produto, podendo ser definida em relação a qualquer componente de uma reação, de como a velocidade varia em função das diferentes condições e quais os mecanismos de desenvolvimento de uma reação. Já velocidade de uma reação química é o aumento na concentração molar do produto por unidade de tempo ou o decréscimo na concentração molar do reagente na unidade de tempo. Para tanto, é observado que outros fatores também influenciam o comportamento cinético das reações químicas, embora a temperatura seja a mais importante, pois ela altera a agitação das partículas no meio reacional. Aumentando-se a temperatura, a velocidade das colisões das partículas no meio reacional também aumentará.
1.1 ORDEM DE REAÇÃO
Se a velocidade de reação macroscópica (observada, empírica ou fenomenológica) para qualquer reação pode ser expressa por uma equação de velocidade diferencial empírica (ou lei de velocidade) que contenha um fator da forma k. expressando completamente a dependência da velocidade de reação das concentrações [A], [B], onde x e y são expoentes constantes (independentes da concentração e do tempo) e k é independente de [A] e [B], então diz que a reação é de ordem x com relação a [A]; de ordem y com relação a [B]; e de ordem total n = x+y. Os expoentes x e y podem ser positivos ou negativos; números inteiros ou racionais.
O conceito de ordem de reação também é aplicável a processos químicos ocorrentes em sistemas nos quais acontecem mudanças de concentração (e, portanto, de velocidade de reação) e não são mensuráveis por si só.
Os valores dos expoentes só podem ser determinados por experimentos, e podem ou não ser os