Sintese hans kelsen
CURSO DE DIREITO
WALTER MARIANO DA SILVA
LUCAS MACHADO PEDROSA
Apresentação de Síntese “do Livro TEORIA PURA DO DIREITO” de Hans Kelsen. WMF, 8º Edição; tradução de João Baptista de Machado.
Trabalho apresentado à disciplina de Estudo Introdutório do Direito, como requisito para a obtenção de nota parcial do semestre.
Professor responsável:
SANTO ANDRÉ
2015
Segundo Hans Kelsen em seu livro a Teoria Pura do Direito só a investigação livre garante o progresso da técnica, tal progresso sobre influência do Positivismo que diz que a técnica sempre aumenta, se supera, cresce. Com isso ele trabalha para demonstrar que a Ciência do direito pode e deve ser uma ciência independente de influências das outras ciências daí o titulo do livro a Teoria Pura do Direito, ou seja, o direito sem influências sejam ela sociológicas, filosóficas, religiosas ou políticas. Somente o direito apurado em sua própria existência.
O direito tem por característica atender a ciência social, pois geram normas que dirigem a conduta Humana o que pode se dizer que está ligada a ciência social, oposto disso não pode se dizer que atenda a ciência natural, pois de acordo com Kelsen não se tem o controle para direcionar a natureza, um exemplo disso é se criarmos uma norma para que uma barra de ferro faça isso ou aquilo, por si só isso não irá acontecer se imputamos uma ação sobre está natureza ela pode se modificar. Por exemplo, se aplico o calor sobre a barra de ferro ela irá se dilatar, no entanto ela voltará ao normal assim que este calor cessar.
Diferente da conduta humana que é imprecisa mesmo se conseguindo uma grande margem de acerto daquilo que se acontece resultante de determinada situação, embora exista essa margem ainda assim é improvável conseguir a certeza em todos os casos e situações.
Sendo assim se vê a necessidade de normatizar as condutas, pois os determinados atos acabam gerando fatos que por sua vez extinguem, alteram e criam